ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

June 19, 2019

A Prefeitura tem promovido neste primeiro semestre de 2019 uma série de ações para despertar a consciência de preservação ambiental nos alunos. O projeto organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SPMA), em parceria com a Educação, insere conceitos de educação ambiental na vida acadêmica e proporciona aos participantes e comunidade escolar um contato com o Verde da cidade. O intuito é provocar uma mudança da cultura da população.

Entre os projetos, o Universo dos Recicláveis desafiou os estudantes a explorarem toda a sua criatividade, unindo temas de ciência, educação e coleta seletiva. Os resultados podem ser observados na Estação de Educação Ambiental do Parque do Povo, onde estão expostos nos meses de junho e julho.

Já o projeto Compostagem nas Escolas entregou composteiras domésticas nas unidades escolares. Todo o processo de entrega, montagem e manuseio, assim como as orientações relacionadas ao processo e execução da compostagem, foram conduzidos por uma equipe liderada pelo diretor de Meio Ambiente, Guilherme Grassmann.

Recentemente, dia 15 de junho, a equipe da SPMA, que visita as escolas em que os projeto estão sendo realizados, esteve nas E.M.s Amor Perfeito, Professor Álvaro Rodrigues Pereira e CMHR Arco-Íris. Em todas foi observado um resultado positivo, com interação entre professores e alunos. Na Álvaro Rodrigues, por exemplo, foi criado um sistema de rodízio entre as salas de aula cujos estudantes ficam responsáveis por alimentar o sistema de compostagem por determinado período.

Os projetos socioambientais têm cumprido o seu papel de envolver as crianças num contexto mais amplo de resíduos sólidos, desenvolvendo conceitos importantes de não geração de resíduo, de evitar desperdícios e de reaproveitamento. Ao inserir em sua rotina uma nova alternativa para a destinação do que antes era apenas lixo, os alunos se tornam fortes propagadores de novos hábitos.


Visitas

 

As ações de educação ambiental também contam com atividades externas, apresentando um aprendizado em um cenário diferente e cheio de referências.

Durante a Semana do Meio Ambiente, alunos da E.M. Comendador Benevides Beraldo participaram de um circuito ambiental no Complexo Administrativo da Prefeitura. A visita teve início na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde participaram de uma aula ao ar livre, tendo a oportunidade de conhecer de perto uma ETE e todo processo utilizado para tratar o esgoto que é gerado no local. As crianças deixaram suas ações em prol da natureza registradas na árvore da sustentabilidade; encerraram a visita participando de uma trilha ecológica para contemplar exemplares da mata nativa que compõem nosso bioma.

O Parque da Represinha também recebe constantemente passeios com alunos das escolas municipais. Nos dias 11 e 12 de junho, aproximadamente 300 da E.M. Professor Edvard Rodrigues de Oliveira, do bairro Montesano, tiveram a oportunidade de interagir com um ambiente preservado e cercado de mata, além de passar por momentos de aprendizado na sala de educação ambiental. As atividades realizadas foram acompanhadas pela equipe da SPMA e responsáveis da unidade escolar.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimas Postagens

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br