SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DEBATE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS

November 26, 2018

O auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura foi palco, na manhã de 23 de novembro, do III Seminário da Educação Especial, realizado pela Diretoria Regional de Ensino de Itapecerica da Serra. A abertura do evento foi conduzida por Reinaldo Inácio de Lima, diretor Regional de Ensino, que abordou as ações promovidas pelo órgão, nas questões do ensino inclusivo nas escolas.

No Seminário foi divulgado o trabalho da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o tema: Construindo a Educação Para Todos, no intuito de que a Educação é responsabilidade de todas as instâncias da sociedade. Assim, a criança, o jovem e o adulto devem ser formados para atuação na comunidade com desenvolvimento e protagonismo comprometido com as habilidades emancipatórias dos educandos, conforme determina a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência.

“Quero agradecer a todas as pessoas presentes neste evento. Falar de inclusão é sempre um desafio. Por isso, a realização deste Seminário traz um momento de reflexão pessoal e um olhar para contribuir na Educação Inclusiva. A Educação é um processo, espero que as apresentações de hoje nos ajudem na construção de políticas públicas para os avanços que a Educação Especial tanto necessita”, disse Reinaldo.     

Música, dança, projetos, palestras e apresentação de trabalhos
Durante o Seminário houve várias apresentações como: dança dos alunos da Escola Estadual André Franco Montoro; música “Fora da Realidade” interpretada pelos alunos da escola Maria André Schunck, de Embu Guaçu; bem como palestras com foco na gestão escolar e na inclusão, além de vídeos que exibiram a experiência de boas práticas do ensino de algumas escolas do município.

Diretores e professores também apresentaram projetos das escolas da cidade em prol da acessibilidade, além de trabalhos de alunos sobre o tema pesquisado durante o ano letivo. Atividades como a prática de jogos paraolímpicos, e possibilitar o contato com a tecnologia a fim de apresentar ideias para inclusão social chamaram atenção no auditório.

A organização encerrou o seminário agradecendo pela dedicação e empenho de todos os profissionais que estiveram engajados no projeto de inclusão social. O fechamento foi realizado pelos alunos do Coral de Flautas da Escola Estadual Jardim Jacira, que apresentaram músicas popularmente conhecidas, apenas com o instrumento de sopro.

O evento contou com a presença de diversos representantes da Educação como: gestores escolares; professores; alunos; secretário de Governo, Ciência e Tecnologia José Carlos Calado, que representou o prefeito Jorge Costa; Regina Célia, diretora do CAPE; Regina Costa e Adriano Correia, supervisores; Adriana Alves e Patrícia Carvalho, coordenadoras; Maria Cristina Santos, secretária de Educação de São Lourenço da Serra, entre outros, profissionais

do setor e convidados.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimas Postagens

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br