Venha conhecer a nossa estrutura e proposta pedagógica.

Faça parte da nossa escola.

Cleonice Madalena Pereira

Diretora desde novembro/2003

Escola Pe. Belchior de Pontes 

 

A  EM Pe. Belchior de Pontes é a mais antigas escolas do Município, criada em 22 de outubro de 1935 e instalada em 01 de fevereiro de 1936 e denominada Grupo Escolar Belchior de Pontes.

Em 1976 passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau “Belchior de Pontes”.

Em 05 de novembro de 1999 pela Lei nº 1119, a escola foi municipalizada passando a EMEF Pe. Belchior de Pontes.      

No ano de 2008 passou a denominar-se EM Pe. Belchior de Pontes, pela Lei Municipal nº 1938 de 9 de outubro de 2008

A Escola Municipal Pe. Belchior de Pontes, Jurisdicionada a Secretaria da Educação da Prefeitura do Município de Itapecerica da Serra.

 

 

Ato de criação da escola: CRIAÇÃO PUBLICADA NO D.O. DE 22/10/1935 – LEI MUNICIPAL Nº 1.119 DE 05/11/1999 (ALTERAÇÃO).

LEI MUNICIPAL Nº 1938 DE 09/10/2008

(ALTERAÇÃO DE EMEF PARA EM)

 

 

 

Os alunos que frequentam EM Pe. Belchior de Pontes em sua maioria são oriundos de classe média e média baixa.Os responsáveis pelos alunos, trabalham em ocupações diversificadas, são desde profissionais liberais até ajudantes de serviço geral, mas mesmo tendo pouco tempo disponível são participativos e questionadores. A maioria dos nossos pais tem Ensino Médio completo

Assim como seus pais, boa parte dos alunos é composta por crianças críticas, exigentes, demonstrando desejo em participar das decisões da escola. A EM Pe. Belchior de Pontes localiza-se na região central do município de Itapecerica da Serra, numa área cercada mais por comércio do que por residências. A nossa localização é tão central que atualmente, temos um Shopping Center, bem em frente a nossa escola.

Próximo a Unidade Escolar localizam-se duas escolas de ensino fundamental, uma Creche e uma escola de educação infantil II.

A região é bem servida por transportes coletivos (ônibus e lotação) que vem de diversos lugares do próprio município e também de São Paulo, bem como os serviços de saúde, como posto de saúde, pronto socorro municipal e clínicas particulares.

A maior parte dos alunos é originária de bairros próximos ao centro, principalmente Parque Paraíso e outros mais afastados.Os alunos que moram distantes da escola utilizam o transporte gratuito oferecido pela prefeitura, condutores escolares particulares e carro particular dos familiares.

 

Perfil e funcionamento

 

A EM Pe. Belchior de Pontes possui cerca de 850 alunos no ensino fundamental e aproximadamente 80 na educação de jovens e adultos.

  • 4 classes de 1º ano

  • 5 classes de 2º ano

  • 6 classes de 3º ano

  • 4 classes de 4º ano

  • 5 classes de 5º ano

Para atender a esta demanda a escola conta com doze salas de aula, uma sala de leitura, um laboratório de informática, uma sala de recursos – Tecnoaula, um Ateliê de Artes, uma sala para professores, uma sala para secretaria, uma sala para orientação, uma sala para direção, uma sala para aulas de reforço, uma cozinha, uma sala para atendimento educacional especializado, uma pequena salas para guardar materiais da escola (almoxarifados), um pátio fechado com brinquedos e refeitório e uma quadra poliesportiva coberta.

       A escola possui uma extensa área externa, uma casa de dois cômodos e banheiro, destinada ao caseiro, zeladoria da escola.

Quanto ao material pedagógico, a unidade escolar possui um bom acervo de livros para leitura e pesquisa, que é utilizado pelos alunos através de uma aula semanal. O professor de sala é o responsável por garantir essas aulas.

O professor contará com livros do PNLD como apoio, mas que não será instrumento único de trabalho.

A escola possui também diversos materiais como: blocos lógicos, materiais dourado, dominós, letras móveis, jogos da memória, que ficam nas salas de aula, para serem utilizados com os alunos.

Temos disponíveis materiais para educação física, bolas, cones, cordas, jogos de percurso, colchonetes e bambolês.

Como recurso audiovisual, a escola possui na sala de Tecnoaula: aparelho de som, tela de projeção, projetor multimídia, televisão e microscópio.

O quadro de funcionários da EM Pe. Belchior de Pontes, atualmente é formado por uma diretora, dois orientadores pedagógicos, vinte e três  professores de ensino fundamental, três professores auxiliares, dez professores  Especialistas (Educação Física, Arte e Inglês), quatro professores de Educação de Jovens e Adulatos, dois professoras readaptadas, três auxiliares de serviço escola (ASE) sendo duas readaptadas, uma inspetoras de alunos readaptada e uma oficial de escola.

Conheça nossa página no Facebook

  • Facebook

Notícias e Comunicados

Nossa festa Junina

Ateliê de artes

Fazendinha

Horta da Escola

Pomar da Escola

Please reload

Contato

Resultado da  Avaliação:
Olímpiadas Digitais
Língua Portuguesa e Matemática

Vídeos em destaques

Este é o seu primeiro vídeo

Adicione informações sobre este item

Este é o seu segundo vídeo

Adicione informações sobre este item

Please reload

Faça o download do cardápio do mês

Cardápio 04

(Lanche)

Cardápio 04

Cardápio 04

(EJA)

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br