Faça parte da nossa escola.

Venha conhecer a nossa estrutura e proposta pedagógica.

Shirley de Sousa Santana Vieira 

Diretora

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

 

A Escola Municipal Cardeal, está localizada na Rua Piratini, 56 no Jardim Branca-Flor, nasceu de um trabalho comunitário por iniciativa de algumas mulheres que sentiam o desejo de ajudar as mães que precisavam trabalhar. A iniciativa sensibilizou a equipe da Prefeitura, que no ano de 1.897 inaugurou a Creche Emília.

No mesmo prédio também funcionou o Posto de Saúde, por um determinado tempo, até ser construído um espaço para o mesmo.

A Escola Municipal Beija Flor também ficou no espaço por um determinado tempo, até ter o seu próprio espaço para tender a sua demanda de Berçário e Maternal I.

Após todas estas mudanças, hoje a Escola Municipal Cardeal atende as crianças do Maternal II e Jardim I e Jardim II, sendo todos em meio período, atendemos aproximadamente 280 alunos.

Vídeos em destaques

Este é o seu primeiro vídeo

Adicione informações sobre este item

Please reload

Notícias e Comunicados

Nosso dia de Recreação

Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.

Passeando no cinema

O principal objetivo do passeio foi a identificação do cinema como instrumento de cultura e arte, além de proporcionar para dezenas de alunos a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez. “Foi um evento riquíssimo

Comemoração do dia da Páscoa

A páscoa é uma das datas mais comemoradas em todo mundo e por esse motivo o tema é um grande motivador para atividades.  Com a ajuda da tecnologia podemos pesquisar, entender e elaborar conceitos e materiais sobre o tema.

Cabe a nós, educadores, fornecedores de opinião, levar  nossos alunos a pensar na Páscoa como uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo e a refletir seu significado primordial: o nascimento, a nova vida.

Comemoração da Nossa Festa Junina

Conhecer as características da Festa Junina, valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
•    Incentivar o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras, levando-os a conhecer os costumes e valorização das tradições;
•    Possibilitar ao aluno conhecer um pouco sobre uma das festas mais tradicionais do Brasil. Seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes, dança e seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
•    Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
•    Socialização dos alunos e família/escola;
•    Explorar e conhecer a culinária Junina;
•    Conhecer os costumes dessa tradição;

Aniversário da Cidade

Uma importância data, marca este dia com uma linda apresentação cívica da nossa escola municipal Cardeal.

Nossas crianças se apresentaram nestelindo evento. 

A culinária em nossa escola

O foco na Educação Infantil, além da sensibilização para os alimentos saudáveis e suas origens, possibilita o manuseio e a aprendizagem de noções de quantidade, temperatura, transposição de líquidos e também a transformação física dos alimentos através de nossas próprias ações.

O fascínio pelo espaço e o encantamento pelo que lá encontram – água, panelas, recipientes de diferentes tamanhos, utensílios coloridos e colheres “mágicas” – proporcionam momentos de intensa interação com a participação ativa de todas as crianças, onde a “mão na massa” acontece de forma verdadeira e com muitas surpresas. É comum observar a resistência inicial de alguns para manusear ou para provar os alimentos, mas, ao verem o resultado do que vivenciaram e prepararam, o encantamento torna-se maior e com sucesso eles experimentam, ainda que em pequenas porções, o que foi construído e aprendido de forma significativa.

Que tal aproveitarem todo esse conhecimento vivido em nossa escola para trocarem algumas receitas com as crianças? Podem ter certeza que esse momento será mais uma oportunidade de troca de afeto e de muitos sorrisos entre vocês.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em 2018, o Dia do Desafio será em 30 de maio.

O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.

Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.

A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Please reload

Contato

Resultado da  Avaliação:
Olímpiadas Digitais
Língua Portuguesa e Matemática

Faça o download do cardápio do mês

Cardápio 03

Cardápio 04

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br