Movimento (Movimentando as mãos)

Objetivos:

  • Movimentar as mãos.

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender a movimentar as mão com a ajuda do mouse.

Aplicação: Nesta aula, as crianças irão aprender a movimentação das mãos no mouse para desenvolverem maior habilidade com o uso do mouse.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Movimento (Frente e costas)

Objetivos:

  • Identificar as posições.

 

Descrição:  Nesta aula os alunos irão aprender a identificar as posições: frente e costas

Aplicação:   Peça para que dois de seus alunos vá até à frente sala, posicione-os em posições divergentes, um virado para frente e outro de costas para a sala e em seguida pergunte aos alunos “Qual colega está virado para frente?” e “Qual colega está virado de costas?”, posteriormente depois dê a resposta correta explicando as posições em que colocou-os.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Movimento (Na frente, entre e atrás)

Objetivos:

  • Identificar as posições.

 

Descrição: Nesta aula os alunos irão aprender a identificar as posições: na frente, entre e atrás.

Aplicação: Peça para que três de seus alunos vá até à frente sala, posicione-os em posições divergentes e em seguida pergunte a sala “Qual colega está na frente?”, “Qual colega está entre?” e “Qual colega está atrás?” posteriormente depois dê a resposta correta explicando as posições em que colocou-os.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções de conteúdo e peso

Objetivos:

  • Identificar imagens com conteúdo.

  • Identificar imagens com maior peso e menor peso.

  • Assemelhar quantidade e conteúdo ás figuras.

 

Descrição: Nesta aula os alunos irão aprender a identificar imagens com conteúdo e quantidades. Irão ver imagens que apresentam maior quantidade e menor quantidade, maior conteúdo de objetos e menor conteúdo de objetos.

Aplicação: Utilize materiais com quantidade, vários lápis, várias borrachas, para demonstrar quantidades diferentes. Com esse mesmo material, forme grupos com materiais diversificados para que os alunos identifique os conteúdos.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Raciocínio lógico

Objetivos:

  • Identificar imagens, parte delas, usando a lógica para completa-las.

  • Realizar exercícios de identificação.

 

Descrição:  Nesta aula os alunos irão aprender a identificar imagens que compõe figuras apresentadas, usando a lógica para completa-las. Os alunos irão fazer exercícios para estimular esse raciocínio, montando imagens, em forma de quebra-cabeça, para solucionar atividades.

Aplicação: Utilize quebra-cabeças em sala de aula, ou juntamente com os alunos, crie um. Em seguida, junto com os alunos, produza os quebra-cabeças instigando-os a desenvolver o raciocínio lógico.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

As formas

Objetivos:

  • Identificação de formas.

 

Descrição: Nesta aula os alunos irão aprender sobre as formas geométricas (quadrado, triangulo, circulo, dentre outras). Nesta aula, também, os alunos aprenderão a pintar as formas como método de identificação.

Aplicação:  Importante a utilização de objetos para a comparação às formas geométricas.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Números de 1 a 9

Objetivos:

  • Aprender a identificar e a contar os números de 1 a 5.

  • Aprender a identificar os números.

  • Representação dos números em quantidades.

 

 

Descrição:  Expõe os números dos algarismos de 1 a 5 e ensina os alunos a posição de cada um deles. Faz, inicialmente, a junção desses números uns com os outros.

Aplicação: Inicie a aula contando os alunos um a um na sala de aula, em seguida peça para cada um deles representar um número, faça em seguida a junção de alunos com os números por eles representados.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, dele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções de grandeza. (Mais)

Objetivos:

  • Obter noção de quantidade.

 

Descrição:  Na aula de “Noções de grandeza” as crianças irão aprender as noções de quantidade (mais) comparando com quantidades opostas.

Aplicação:  Coloque em sua mesa uma porção de lápis de cor com menor quantidade juntamente com uma quantidade maior de lápis. Peça para que os alunos identifiquem qual porção tem maior quantidade.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções de grandeza (Menos)

Objetivos:

  • Obter noção de quantidade.

 

Descrição:  Na aula de “Noções de grandeza” as crianças irão aprender as noções de quantidade (menos) comparando com quantidades opostas.

Aplicação:  Coloque em sua mesa uma porção de lápis de cor com maior quantidade juntamente com uma quantidade menor de lápis. Peça para que os alunos identifiquem qual porção tem menor quantidade.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções matemáticas (Alto e baixo)

Objetivos:

  • Obter noção de alto e baixo.

  • Identificar as alturas.

 

Descrição: Na aula de “Noções matemáticas” as crianças irão aprender as noções de alto e baixo, irão aprender a identificar figuras com altas e figuras baixas.

Aplicação: Comece a aula perguntando aos alunos qual a posição da luz, depois pergunte qual a posição dos pisos.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções matemáticas (Longe e Perto)

Objetivos:

  • Obter noção de longe e perto.

  • Identificar as distâncias.

 

Descrição: Na aula de “Noções matemáticas” as crianças irão aprender as noções de longe perto, irão aprender a identificar figuras com imagens longes e figuras com imagens perto.

Aplicação: Comece a aula obtendo dois objetos, coloque um perto dos alunos e outro longe. Em seguida pergunte “Qual dos dois está mais longe?” e “Qual dos dois está mais perto?”.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Noções matemáticas (Pesado e leve)

Objetivos:

  • Obter noção de leve e pesado.

  • Identificar os elementos.

 

Descrição:  Na aula de “Noções matemáticas” as crianças irão aprender as noções de pesado e leve, irão aprender a identificar figuras com imagens de objetos e animais leves e pesados.

Aplicação:  Comece a aula obtendo dois objetos, um leve e outro pesado. Em seguida pergunte “Qual dos dois é o mais leve?” e “Qual dos dois é o mais pesado?”.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Os tamanhos

Objetivos:

  • Noção de tamanhos, menor e maior.

  • Noção de grande e pequeno.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças irão aprender a noção de tamanho em grande/pequeno  e menor/maior.

Aplicação: Pode ser aplicada com o exemplo de duas crianças da sala, uma maior e outra menor e o professor indagar: “qual dos coleguinhas é o maior?” e deixar que as crianças avaliem as diferenças.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Trabalhando com quantidades

Objetivos:

  • Noção de quantidade.

  • Demonstrar números e representações em quantidades.

  • Exercícios para fazer contagem.

 

Descrição:  Na aula de números as crianças irão aprender a relacionar números em suas quantidades, representadas por figuras.

 

Aplicação:  Representar com objetos ou até mesmo com lápis ou giz, quantidades diferentes.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Conjuntos

Objetivos:

 

  • Observar elementos de um conjunto.

  • Assemelhar elementos de um mesmo conjunto.

  • Semelhança de elementos de um conjunto.

 

Descrição: Nesta aula os alunos irão aprender a identificar conjuntos, vão observar quantidades iguais em conjuntos, elementos iguais de um mesmo conjunto, diferenças entre conjuntos de elementos diferentes.

 

Aplicação: Indique três crianças com idades iguais em sua sala de aula, coloque-as em um grupo, assim também, separe um outro grupo com crianças da mesma idade, em seguida, peça para que os alunos indiquem quem será o próximo aluno, com a mesma idade correspondente, a se encaixar em cada grupo. O exemplo pode ser demonstrado de outras maneiras, fica a critério do professor.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Brincando com sequências lógicas

 Objetivos:

 

  • Observar elementos e suas sequências.

  • Identificar a sequência lógica dos elementos.

  • Reproduzir sequência de elementos.

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender sobre as sequencias lógicas de elementos, posteriormente irão memorizar a esquematização para a produção sequencial dos elementos seguintes.

 

Aplicação: Indique três crianças com idades decrescentes em sua sala de aula, em seguida, peça para que os alunos indiquem quem será o próximo aluno da fila. O exemplo pode ser demonstrado de outras maneiras, fica a critério do professor.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Aprendendo as formas geométricas

Objetivos:

 

  • Identificar formar geométricas.

  • Identificar formas geométricas em objetos.

  • Assimilar as formas à objetos.

 

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender sobre formas geométricas simples, vão aprender a identificar as formar, assimilar as formas e a assemelhar as formas a objetos e figuras;

Aplicação: Inicie a aula mostrando formas possíveis na sala de aula, em seguida fale aos alunos qual a forma geométrica de cada objeto apresentado.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Números de 0 a 5

Objetivos:

  • Aprender a identificar e a contar os números dos algarismos de 0 a 5.

  • Aprender a identificar os números de 0 a 5.

  • Representação dos números em quantidades.

 

 

Descrição:  No decorrer desta aula, os alunos irão aprender a contagem dos nos números de 0 a 5, e a soma deles.

 

Aplicação: Inicie a aula contando os alunos um a um na sala de aula, em seguida peça para cada um deles representar um número, faça em seguida a junção de alunos com os números por eles representados.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, dele permite em média uma ou duas tentativas.

Números de 0 a 9

Objetivos:

  • Aprender a identificar e a contar os números dos algarismos.

  • Aprender a identificar os números.

  • Representação dos números em quantidades.

 

 

Descrição:  Expõe os números dos algarismos de 0 a 9 e ensina os alunos a posição de cada um deles. Faz, inicialmente, a junção desses números uns com os outros.

Aplicação: Inicie a aula contando os alunos um a um na sala de aula, em seguida peça para cada um deles representar um número, faça em seguida a junção de alunos com os números por eles representados.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, dele permite em média uma ou duas tentativas.

Distância e localização

Objetivos:

  • Aprender sobre localização.

  • Aprender sobre distância.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar figuras e objetos e sua localização e distância nas imagens (posicionamento).

 

Aplicação:   Separar as crianças em diferentes pontos da sala, em seguida o professor citará o nome de alunos e perguntará sua localização na sala de aula, também pode ser feito no pátio da escola como uma atividade dinâmica.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Brincando com números e quantidades

Objetivos:

  • Noção de quantidade.

  • Demonstrar números e representações em quantidades.

 

Descrição:  Na aula de números e quantidades as crianças irão aprender a relacionar números em suas quantidades, representadas por figuras.

 

Aplicação:   Representar com objetos ou até mesmo com lápis ou giz, quantidades diferentes.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Brincando com tamanhos e distâncias

Objetivos:

  • Noção de tamanhos, menor e maior.

  • Noção básica de quantidade e proporção.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças irão aprender a noção de tamanho em centímetros e metros. Vão ver e realizar atividades de tamanho, proporção e quantidades.

Aplicação:   Pode ser aplicada com o exemplo de duas crianças da sala, uma maior e outra menor e o professor indagar: “qual dos coleguinhas é o maior?” e deixar que as crianças avaliem as diferenças.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Brincando com os tamanhos

Objetivos:

  • Noção de tamanhos, menor e maior.

  • Noção básica de quantidade e proporção.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças irão aprender a noção de tamanho em centímetros e metros. Vão ver e realizar atividades de tamanho, proporção e quantidades.

Aplicação:   Pode ser aplicada com o exemplo de duas crianças da sala, uma maior e outra menor e o professor indagar: “qual dos coleguinhas é o maior?” e deixar que as crianças avaliem as diferenças.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Aprendendo a somar com números de 0 a 5

Objetivos:

  • Nesta aula as crianças vão aprender a somar os números.

 

Descrição:  Nesta aula os alunos aprenderão a somar elementos (brinquedos). Com as junções de brinquedos, aos poucos as crianças irão perceber a soma deles e chegarão a um resultado.

Aplicação:  Aplique essa aula utilizando alguns brinquedos para somar, ou peça que as crianças escolham algum objeto e somem com o dos coleguinhas.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br