Escolinha

Objetivos:

  • Ensinar as crianças o que aprendemos nas escolas.

  • Mostrar alguns materiais que utilizamos nas escolas.

  • Ressaltar as atividades que são feitas em salas de aulas.

  • Ensinar o espaço físico escolar.

 

Descrição: Nesta aula os alunos aprender sobre o espaço físico escolar e o que ocorre neles. As crianças também irão ver as atividades que aprenderão nas salas de aulas.

Aplicação: Utilize esta aula para introdução das crianças no ambiente escolar, indique os materiais que usarão e aplique (ao critério do professor) algumas atividades citadas na aula ou, se sugerir, leve os alunos para conhecer a escola.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

A vida em família

Objetivos:

  • Ensinar as diferenças entre as famílias.

  • Demonstrar a rotina e algumas diferenças entre famílias.

 

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender as diferenças entre as famílias, irão aprender a identificar a quantidade de pessoas que constituem em diferentes famílias, vão identificar rotinas realizadas em algumas famílias.

 

Aplicação: Inicie a aula perguntando aos alunos quantas pessoas tem na família dele, depois pergunte o que eles fazem com sua família em momentos de lazer.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

A Escola

Objetivos:

  • Ensinar as crianças o que aprendemos nas escolas.

  • Ressaltar as atividades que são feitas em salas de aulas.

  • Ensinar o espaço físico escolar.

 

Descrição: Nesta aula os alunos aprender sobre o espaço físico escolar e o que ocorre neles. As crianças também irão ver as atividades que aprenderão nas salas de aulas.

Aplicação:  Utilize esta aula para introdução das crianças no ambiente escolar, indique os materiais que usarão e aplique (ao critério do professor) algumas atividades citadas na aula.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Aprendendo sobre: Direitos das crianças

Objetivos: 

• Reconhecer que todas as crianças são cidadãs e não devem sofrer distinção ou discriminação por raça, cor, sexo, religião ou qualquer condição.

• Identificar os direitos da criança, como crescer e se desenvolver com saúde, habitação, recreação e assistência médica e, além disso, ter direito à identidade e nacionalidade.

• Aprender, também, que toda criança tem direito à escola, proteção, cuidados e esclarecer que crianças só devem trabalhar a partir de certa idade.

Descrição: Esta aula aborda o tema “Direito das Crianças”. Os alunos aprendem que toda criança, ao nascer, torna-se cidadã e deve receber atenção especial, pois a infância é a fase mais importante da vida. No decorrer dela, os estudantes conhecem, de maneira bem dinâmica, com diversas ilustrações e atividades, quais

são seus direitos.

Aplicação: Mostre para os alunos os seus direitos como criança. Converse sobre as diferenças de raça, cor, sexo e religião e dê ênfase que todas as crianças têm direitos iguais perante a Lei.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

A Cidade

Objetivos: 

• Perceber que a cidade é o lugar onde mora a maioria das pessoas.

• Identificar os diversos estabelecimentos. que podemos encontrar em uma cidade, como: padarias, postos de gasolina, prédios, farmácias, supermercados, lojas, sorveterias, cinema, entre outros.

• Identificar os lugares públicos que podemos encontrar em uma cidade, como:praças, bancos, parques, hospitais, escolas, entre outros.

Descrição: Nesta aula, é introduzido o conceito de cidade. O aluno aprende que a cidade é o lugar onde mora a maioria das pessoas e onde podemos encontrar, além dos prédios e casas, farmácias, bancos, padarias, escolas, supermercados, hospitais, parques, etc. Além disso, os estudantes identificam alguns lugares e suas principais características.

Aplicação: Utilize esta aula para mostrar para os alunos o que podemos encontrar em uma cidade. Explique qual a função de cada local dado no exemplo. Pergunte também quais espaços costumam frequentar com seus pais e amigos. Comente sobre os pontos públicos e privados e dê exemplos.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

A convivência entre as crianças

Objetivos: 

• Perceber que existem algumas regras para uma boa convivência com os colegas.

Descrição: Durante esta aula, os alunos aprendem que cada pessoa é diferente da outra, principalmente em seu modo de agir. Além disso, reconhecem que para termos uma boa convivência, devemos respeitar as pessoas e sempre que necessário, pedir desculpas, dizer obrigado, etc.

Aplicação: Aproveite esta aula para perguntar aos alunos quais as regrinhas para uma boa convivência com seus colegas de classe. Depois, cite como devemos agir no dia a dia com as pessoas.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br