Uma reflexão acerca da arte abstrata e suas características.

Entende-se por arte abstrata a arte vsual que não representa nenhum objeto concreto, apenas uma ideia ou conceito. É a exteriorização da arte, do artista e da concepção artística. Chamado de abstracionismo, e surgido no início do sexulo XX, este estilo brinca com as cores e formas para dar significado à ideia sugerida pela artista, ficando a interpretação da obra uma escolha individual. A arte abstrata oferece a liberdade ao observador de interpretar a obra, assim como oferece a ao artista a oportunidade de se expressar de maneira original e, muitas vezes, misteriosa. A relação entre cor, forma, superficies, linhas e traçados é forte neste estilo, sendo o trabalho "não representacional", surge da influência das vanguardas europeias que recusaram a estética clássica das escolas de arte. A ate abstrata sintetiza os elementos da realidade natural numa forma figurativa, fugindo da exatidão nos traços. O abstracionismo divide-se em duas tendências: Abstracionismo lírico (expressivo) e Abstracionismo geométrico.

 

As primeiras manifestações artísticas contempladas pela fase pré-histórica brasileira, englobam pinturas rupestres encontradas no Piauí, na Serra da Capivara; Na Paraíba, em Pedra Pintada; e em Minas Gerais, nas cavernas do Vale de Peruaçu e em Lagoa Santa.

Como parte do patrimônio pré-histórico brasileiro há também artefatos como vasilhames, espátulas, agulhas, pontas, contas de colar, pingentes, etc. Observa-se nestes, a predominância de materiais como argila, pedra, chifres, ossos, usados na confecção.

Um ponto que se ressalta na observação destes vestígios é a variação de formas geométricas e o cuidado perfeccionista revelado através dos detalhes.  Nota-se a preocupação estética, pelo capricho empregado nas superfícies dos materiais e nos retoques.

O artista russo Wassily Kandinsky é o precursor deste estilo. Ele itensifica o uso de formas abstratas como meio de atingir uma transcendência, através de formas irreconhecíveis da realidade, e com os elementos puros da arte visual: linhas, cores e formas geométricas. Há também uma relação entre o abstracionismo e outras expressões artísticas como a música, tendo o abstracionismo, a tendência de nos remeter à ideia de composição e ritmo.

A arte abstrata rombou com o tradicionalismo das academias artísticas, com o hábito do paisagismo, realismo e do retrato. Chocou grande parte da sociedade elitista.

Um dos primeiros artistas abstracionistas brasileiros foi Alfredo Volpi.

No começo do século XX uma manifestação de grande relevância destaca-se. Trata-se da Semana de Arte Moderna, que deu início ao Modernismo. Realizada em São Paulo no ano de 1922, deu impulso principalmente às artes plásticas e literatura. Sobressaíram-se Anita Malfatti, Portinari e Tarsila Amaral.

A semana de Arte Moderna impactou as décadas que se seguiram. Seus efeitos se fizeram sentir nas artes visuais, na arquitetura e também nos movimentos surgidos posteriormente.

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br