Advinha

Objetivos:

 

• Assistir uma série de vídeos de adivinha onde está.

Descrição: Nesta aula as crianças irão assistir diversos vídeos de “adivinha onde está o animal” e em seguida fará atividades para encontrar animais escondidos.

 

Aplicação: Junto com as aulas, ajude os alunos a identificar onde estão os animaizinhos escondidos. Fica à critério do professor realizar brincadeiras de esconder objetos.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Conhecendo as expressões faciais

Objetivos:

 

• Ouvir a cantiga “Lagartixa”.

• Conhecer as expressões faciais.

Descrição: Nesta aula as crianças irão ouvir a cantiga e depois vão aprender algumas expressões faciais.

 

Aplicação: Junto com os alunos, faça algumas expressões faciais e em seguida pergunte qual foi a expressão realizada.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Cuidando do gatinho

Objetivos:

 

• Ouvir a cantiga “Atirei o pau no gato”.

• Ouvir a cantiga “Não atire o pau no gato”.

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender as cantigas e realizarão atividades com os gatos e também irão aprender a não maltratar os animais.

Aplicação: A cantiga “Atirei o Pau no gato”, clássica, é introduzida nas aulas iniciais das crianças par estimulo à canção, já a canção “Não atire o pau no gato” denota a não violência aos animais. Ensaie com as crianças a canção até que elas a conheça.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

A dona aranha

Objetivos:

 

• Ouvir a cantiga “A dona aranha”.

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender a cantiga e realizarão atividades para ajudar a dona aranha em algumas tarefas e até mesmo se esconder-se da chuva.

Aplicação: A cantiga “Dona aranha”, clássica, é introduzida nas aulas iniciais das crianças par estimulo à canção. Ensaie com as crianças a canção até que elas a conheça.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

As frutas e os nomes

Objetivos:

 

• Ouvir a música “Pomar”.

• Ouvir o nome das frutas.

• Identificar o nome das frutas citadas nas cantigas.

Descrição: Nesta aula as crianças irão aprender o nome de algumas frutas. Nas atividades irão identificar o nome da fruta e realizar os exercícios após a identificação.

Aplicação: Comece a aula perguntando as crianças qual frutas elas mais gostam e a fruta que elas mais comem, em seguida, dê as crianças uma folha e giz de cera para que elas possam reproduzir os desenhos das frutas que mais gostam.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Os instrumentos musicais

Objetivos:

 

• Ouvir a música “Loja do mestre André”.

• Conhecer os instrumentos e seus sons.

Descrição: Na aula dos instrumentos musicais, as crianças irão aprende a cantiga “A loja do mestre André” e irão efetuar cliques nos instrumentos musicais para ouvir o som que cada um deles reproduz.

Aplicação: Inicie a aula com a cantiga citada, ensine os alunos a canta-la, em seguida pergunte as crianças se elas conhecem alguns desses instrumentos ou se já ouviram alguém tocando-os.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

O alfabeto

Objetivos:

 

• Identificar e reconhecer as letras do alfabeto.

• Apontar a letra inicial dos nomes.

Descrição: Esta aula reforça a aprendizagem do alfabeto por meio de atividades de associação de letras iniciais e figuras/nomes, atividades de identificação da letra inicial, entre outras que trabalham a alfabetização de maneira lúdica e atrativa para os alunos.

Aplicação: O primeiro passo é apresentar o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem o alfabeto: “Vocês sabiam que o nosso alfabeto possui 26 letras?”. É válido este tipo de questionamento para ter noção do conhecimento prévio das crianças. Indague se sabem qual a primeira letra de seu nome. A seguir, o professor deve explicar como navegar na aula e utilizar os recursos disponíveis nas atividades para que iniciem os exercícios correspondentes ao tema.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando o poema “As borboletas”

Objetivos:

  • Ouvir o Poema “As Borboletas” de Vinicius de Moraes.

  • Colorir as borboletas conforme ditas no poema.

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão ouvir o poema de Vinicius de Moraes com sua letra, depois irão aprender a pintar as borboletas conforme citadas no poema.

 

Aplicação: Nesta aula, em algumas atividades, mostram alguns materiais para elaborar uma borboleta como, bolinhas de papel, cascas de ovos, pétalas de girassóis, etc. Elabore essa atividade com as crianças com alguns desse materiais citados.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Vamos aprender as cores com o Galinho

Objetivos:

  • Ensinar as crianças a colorir.

  • Ouvir a cantiga do Galinho.

 

Descrição: Nesta aula as crianças irão ouvir a cantiga e posteriormente fazer exercícios para colorir o galinho e encontra-lo.

Aplicação:  Utilize esta aula para ensinar as crianças uma cantiga nova, juntamente apontando as cores dos desenhos.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando a letra U

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra U.

  • Vogal.

 

Descrição: Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras U.

 

Aplicação: Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial da letra citada, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando a letra O

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra O.

  • Vogal.

 

Descrição: Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras O.

 

Aplicação: Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial da letra citada, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança. 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando a letra I

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra I.

  • Vogal.

 

Descrição: Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras I.

 

Aplicação: Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial da letra citada, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando a letra E

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra E.

  • Vogal.

 

Descrição: Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras E.

 

Aplicação: Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial da letra citada, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando a letra A

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra A.

  • Vogal.

 

Descrição: Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras A.

 

Aplicação: Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial da letra citada, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras V, W, X, Y e Z.

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra V.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra W.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra X.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra Y.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra Z.

 

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras V, W, X, Y e Z.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras Q, R, S e T

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra Q.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra R.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra S.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra T.

 

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras Q, R, S e T.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras M, N e P

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra M.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra N.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra P.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras M, N e P.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras J, K e L

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra J.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra K.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra L.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras J, K e L.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

 

 

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras F, G e H

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra F.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra G.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra H.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras F, G e H.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

  

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

Estudando as letras B, C e D

Objetivos:

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra B.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra C.

  • Aprender a localizar palavras começadas com a letra D.

 

Descrição:  Nesta aula as crianças aprenderão a localizar palavras e nomes iniciados com as letras B, C e D.

 

Aplicação:   Perguntar aos alunos se conhecem algum colega que tem o nome com a inicial das letras citadas, em seguida, escreva na lousa os nomes, e para reforço, soletre juntamente com os alunos as letras que compõem o nome da criança.

  

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que, para cada, ele permite em média uma ou duas tentativas.

A E I O U - Vamos Brincar

Objetivos:

 

• Reconhecer quais são as cinco vogais do alfabeto.

• Identificar as vogais adequadas para cada palavra.

• Apontar as vogais de determinados nomes.

• Distinguir as vogais no início dos nomes.

Descrição: Por meio desta aula, os alunos estudam as vogais, realizando associações e atividades de identificação. O conteúdo é colorido e interativo, estimulando o aprendizado.

Aplicação: Antes de iniciar a aula, pergunte aos alunos se sabem quais são as vogais e peça para que indiquem alguns nomes iniciados por vogais.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Alfabeto

Objetivos:

 

• Identificar e reconhecer as letras do alfabeto.

• Distinguir as letras de determinados nomes.

• Apontar a letra inicial dos nomes.

Descrição: Esta aula reforça a aprendizagem do alfabeto por meio de atividades de associação de letras iniciais e figuras/nomes, atividades de identificação da letra inicial, entre outras que trabalham a alfabetização de maneira lúdica e atrativa para os alunos.

Aplicação: O primeiro passo é apresentar o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem o alfabeto: “Vocês sabiam que o nosso alfabeto possui 26 letras?”. É válido este tipo de questionamento para ter noção do conhecimento prévio das crianças. Indague se sabem qual a primeira letra de seu nome. A seguir, o professor deve explicar como navegar na aula e utilizar os recursos disponíveis nas atividades para que iniciem os exercícios correspondentes ao tema.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Brincando com adivinhações

Objetivos:

 

  •  Identificar/ adivinhar os animais por meio de charadas. Praticar e envolver brincadeiras relaciona-

das a adivinhações.

  • Estimular o raciocínio.

Descrição: Esta aula trabalha com interpretações por meio de atividades interativas e divertidas. Ela possui charadas que estimulam o raciocínio dos alunos.

Aplicação: Antes de iniciar a aula digital, pergunte aos alunos se conhecem alguma brincadeira de adivinhação. Cite um exemplo para introduzir a brincadeira.

  • Identificar as letras do alfabeto, identificar letras iniciais, assim como as palavras que correspondem a cada figura.

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Vamos brincar com as letras

Objetivo:

 

• Identificar as letras do alfabeto, identificar letras iniciais, assim como as palavras que correspondem a cada figura.

Descrição: Esta aula trabalha com alfabetização, auxiliando o aprendizado das letras. No decorrer dela, os alunos realizam atividades interativas identificando e/ou associando letras iniciais.

Aplicação: Nesta aula, há a oportunidade de trabalhar o alfabeto com os alunos de maneira lúdica. Aproveite para abordar também outras letras que não aparecem na aula digital. Para isso, utilize brincadeiras de adivinhar palavras que começam  com determinadas letras (durante a brincadeira, dê dicas aos alunos).

Avaliação: Cada atividade realizada pelo aluno no decorrer da aula é avaliada automaticamente pelo sistema como acerto ou erro, sendo que para cada ele permite em média uma ou duas tentativas.

Please reload

  • White Instagram Icon

© Copyright 2018 

Portal da Educação de Itapecerica da Serra - SP

Desenvolvido por Infinity Educacional

Contato

Endereço:

Complexo Administrativo, Bloco B
Avenida Eduardo Roberto Daher n° 1135 - Centro
Itapecerica da Serra - SP 

Horário de atendimento: 8h às 11:30h  - 13h às 17h

Telefone :(11) 4668-9330

Email: secretariadeeducacao@itapecerica.sp.gov.br