AVALIAÇÃO EXTERNA E CURRÍCULO: POSSÍVEIS IMPACTOS E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Resumo: Atualmente, as políticas de avaliação se ampliam nos sistemas escolares e no espaço da escola. Diversos procedimentos e instrumentos de avaliação em larga escala se fazem presentes na educação brasileira (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM, ENADE, entre outros). É fundamental ampliar as pesquisas que tratam dos das repercussões que tais avaliações promovem nos sistemas e nas escolas. De que forma professores desenvolvem os currículos? Estes currículos são revistos ou apenas reproduzidos conforme indicações dos exames padronizados? Dessa forma, é relevante que discussões responsáveis a respeito dessas medidas precisem ser realizadas, no sentido de compreender que impactos geram impactos e alterações importantes na forma de organizar e sistematizar o ensino e a escola. Este texto, parte de pesquisa de mestrado em andamento, procura focalizar alguns impactos das avaliações externas sobre o currículo enfatizando a tentativa de uniformização e hegemonização das práticas curriculares, bem como a redução da autonomia dos professores, sua participação na elaboração do currículo, discutindo a formas de controle do Estado sobre o currículo através das avaliações externas. A metodologia sustenta-se na perspectiva de descrever os contextos de implementação das políticas curriculares, articulando-as às práticas de avaliação em curso. Palavras-chave: Avaliação externa, impactos, currículo.

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